História

PROGRAMA INFANTO-JUVENIL ASFUB / UnB

O PIJ é um programa infanto-juvenil, mantido pela Associação dos Servidores da Fundação Universidade de Brasília, ASFUB, com sede no Campus Universitário Darcy Ribeiro – UnB, Gleba “A”, em frente à Faculdade de Direito.

O Programa teve início em 1983 e desde então tem crescido e se firmado como uma experiência complementar ao ensino regular. O PIJ é também um local onde se proporciona oportunidade de crescimento para todas as crianças, e os pais, associados da ASFUB ou filhos da comunidade, encontram o lugar ideal para deixar seus filhos por meio período ou nos dois períodos, pois contam com uma programação extracurricular que diverte e, ao mesmo tempo, ensina.

Podem frequentar o PIJ crianças a partir de 1 ano e 10 meses até os 07 anos, filhos de associados da ASFUB, dos alunos da UnB e da comunidade externa.

O PIJ é uma experiência educativa aberta, com um currículo que nasce do interesse da criança, de suas necessidades básicas de interação com o mundo e de valores imprescindíveis à vivência da cidadania.

As atividades são oferecidas e conduzidas de forma lúdica, dando ênfase às experiências vividas e de interesse da própria criança. São atividades destinadas ao desenvolvimento psicomotor e ao potencial criativo através de aulas de artes, recreação, capoeira, acompanhamento pedagógico e outras.

As crianças têm passeios, sendo alguns são temáticos, como a visita a Museus, parques, zoológico entre outros. Também têm à sua disposição laboratório de informática, prática esportiva com capoeira, yoga e educação física, contando com um programa de línguas em parceria com o Instituto de Letras, que nos permite oferecer contato com os idiomas inglês, francês e/ou espanhol. E as crianças em idade escolar recebem auxílio e apoio em suas tarefas escolares

A equipe técnica é ser formada por profissionais qualificados nas áreas de pedagogia, psicologia, educação física, educação artística e serviço social. O profissional da área paratécnica – o que desenvolve o trabalho diretamente com a criança - possui habilitação em nível de 2º grau e experiência comprovada de trabalho com crianças, além de participação de treinamento específico oferecido pelo PIJ, como condições mínimas para sua contratação.

Além de profissionais técnicos, paratécnicos e de auxiliares de classe, o Programa conta com a participação de estagiários da UnB, que são acompanhados pelos professores de seus respectivos cursos, cujo número é dimensionado em todos os semestres, conforme as atividades a serem desenvolvidas.

Nossas atividades:
Recreação
Trabalhos manuais
Atividades esportivas
Tarefas escolares de casa, com orientação.

Metodologia alternativa:
Formação
Atitudes
Limites
Responsabilidade
Passeios

Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas.

Mais informações poderão ser adquiridas através do telefone (061) 3307-2133, (61) 3307-1088 ou pelo e-mail asfub@unb.